Gravidez de alto risco?
Conheça algumas das causas e os cuidados que você deve ter da gravidez de alto risco
Estar grávida é uma notícia que muda sua vida. De uma hora para a outra seus sonhos, planos, pensamentos, ideias e prioridades se transformam. A partir do momento que você fica sabendo que será mãe, espera que seu bebê esteja se desenvolvendo como se deve semana a semana e que nasça saudável. Mas o que acontece quando há risco de não ser assim?
Desde as primeiras consultas de controle pré-natal, o especialista pode ter noções de sua futura saúde e a do bebê. Alguns motivos para que uma gravidez seja considerada de alto risco são:
- Histórico de parto prematuro, bebê com baixo peso ao nascer ou uma cesárea antes desta gravidez.
- Idade avançada da mãe (mais de 35 anos)
- Gravidez múltipla
- Aborto anterior
- Complicações da placenta
- Sangramento vaginal
- Doenças como diabetes, hipertensão, obesidade ou sobrepeso
- Pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional em uma gravidez anterior
Se esse for seu caso, saiba que o diagnóstico não vai impedir que você possa ter uma gravidez tranquila, saudável e, inclusive, chegar ao final desde que:
- seja detectada a tempo
- siga as indicações do seu profissional da saúde
- seja positiva
Apesar de ser uma situação delicada, você deve saber que não é a única, não está sozinha, e isso não significa que tenha feito algo errado. Alguns diagnósticos não estão relacionados com atividades ou hábitos da mãe, são prevenções que ajudam a evitar que ocorra um problema maior.
Para sua saúde emocional é muito importante que não se isole. Estar acompanhada é um fator importante para evitar a depressão, pois a ansiedade e o estresse podem afetar o bem-estar da sua gravidez. Receber visitas, conversar com familiares e amigos ou inclusive buscar um grupo de apoio em redes sociais para conhecer e compartilhar seu sentir com a experiência de outras mulheres, que estão vivendo o mesmo, sem dúvida pode ajudá-la.
E, ainda que nem tudo dependa de você, existem ações que você pode tomar para favorecer a estabilidade da sua mente, corpo e gravidez, pois seu bebê e você estão conectados desde o primeiro momento e sua tranquilidade é a dele, ou seja, se você estiver animicamente bem, ele poderá perceber.
Você sabia que as emoções que você sente durante a gravidez podem determinar alguns traços de personalidade do seu bebê? É um grande motivo para ter bom humor!
Não se esqueça que o importante é entrar em contato com o seu profissional da saúde se perceber algum sinal de alarme. Se não sabe quais são, você pode ler: Quais são os sinais de alarme na gravidez? Agir a tempo pode fazer a diferença.
Cadastre-se e saiba mais sobre a saúde na gravidez e outros temas relacionados com a nutrição e desenvolvimento do seu bebê.
Artigos relacionados