O que esperar do parto normal?
O parto normal oferece uma série de benefícios a mãe e filho
Chamamos de parto normal aquele que ocorre via vaginal, ou seja, o oposto de uma cesariana. Geralmente o bebê nasce de 40 semanas, mas tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois.
Esse tipo de concepção oferece benefícios tanto para a mãe quanto para o filho como, por exemplo, a diminuição de riscos de infecções e sangramentos e a recuperação pós-parto que tende a ser mais rápida e tranquila.
O parto normal exige alguns desafios, que podem gerar preocupações à gestante. Pensando nisso, no texto a seguir você sabe como se preparar para um parto normal.
Entenda como o parto normal funciona
O trabalho de parto é dividido em três etapas. É longo, e nos casos de primeira gravidez o processo é ainda mais lento, podendo levar até 72 horas.
Etapa 1
A primeira etapa é composta por três fases. Ela é mais demorada e exige uma preparação especial para a concepção do bebê.
Na primeira etapa, a fase 1 é a Latente. Aqui começam contrações uterinas curtas e descoordenadas, que vão ficando mais ritmadas e longas à medida que o parto progride. Essa é a parte mais lenta de todo o processo, que pode durar entre 6 e 12 horas.
Aqui, a dilatação vai de 0 a 3 centímetros, e a gestante tem uma ligeira sensação de incômodo — às vezes nem sente dor. As contrações irregulares podem durar entre 5 e 30 minutos, sem seguir um padrão, e são mais de sete contrações no mesmo dia.
Uma outra característica é de que também pode acontecer a perda do tampão mucoso.
Depois, vem a fase 2: a Ativa, quando a dilatação começa a progredir com maior velocidade. A cada hora, dilata 1 centímetro em média, e essa fase pode chegar a 6 horas de duração.
Além disso, a essa altura a gestante já pode começar a sentir dor. Há maior pressão na região pélvica, e as contrações duram entre 40 e 60 segundos.
Por fim, a fase 3, é de transição. Aqui há maior dilatação, podendo chegar a 10 centímetros. As contrações se apresentam em intervalos ainda mais curtos e chegam a durar 90 segundos.
Etapa 2
Com o canal completamente dilatado, começa o processo de expulsão. O corpo sente a necessidade de empurrar o bebê para fora do útero. As contrações se intensificam, e é necessário aproveitar os intervalos para respirar e recarregar forças para expulsar o bebê para fora do útero.
Nesta etapa, começam os maiores desafios da gestante. É quando ela passa a depositar mais forças para o nascimento do bebê.
Etapa 3
É a etapa de transição, sendo mais rápida e pode durar entre 5 e 30 minutos. É o processo em que o bebê passa pelo canal para poder nascer. Trata-se da fase que termina com a expulsão da placenta.
Benefícios do parto normal
De acordo com o documento ‘Parto Humanizado’, publicado na biblioteca virtual do Ministério da Saúde, o parto normal oferece alguns benefícios:
- A recuperação da mulher é mais rápida e há uma frequência menor de complicações pós-parto (hemorragia, infecção puerperal, dor);
- Durante o trabalho de parto, a mulher tem liberdade de movimentos, pode caminhar e se alimentar sem restrições;
- É possível a escolha da posição mais confortável para o parto;
- O aleitamento materno começa mais cedo;
- Contribui para a relação de afeto entre mãe e filho.
Os cuidados pós-parto
Alguns cuidados são necessários, principalmente relacionados à cicatrização e laceração. A higiene é o aspecto mais importante a se considerar. O uso de sabonetes específicos para região íntima, com pH neutro, deve ser preferencial.
Para os casos de pontos, inchaços e vermelhidão, é necessário seguir as recomendações do ginecologista. Isso porque cada orientação é tratada de modo singular.
A recuperação leva no máximo, 15 dias.
Saiba mais sobre trabalho de parto
Já deu uma olhada nos conteúdos do Nestlé Materna relacionados a trabalho de parto? Acesse já e confira as recomendações dos especialistas da área da saúde.
As orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Fontes:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Parto Humanizado. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006002527.pdf> Acesso em 10 de fevereiro de 2023
https://www.nestlebabyandme.com.br/artigos/etapas-do-trabalho-de-parto
Artigos relacionados